quinta-feira, 2 de setembro de 2010

NOSSA HISTÓRIA

Caracterização da escola












A Escola Pastor Francisco Lopes está localizada na zona rural a 18 km da sede do município de Ituberá, precisamente na comunidade Brejo Grande, remanescente de quilombos. Conhecida como Campo do Amâncio. Assim conhecida, pois o Sr. Amâncio é o proprietário do lugar em que a escola esta situada. Sr. Amâncio é famoso pela quantidade de filhos (20 filhos).
                                                                                                                  
                                                                                                                              Amâncio e a neta.



Em homenagem ao Pastor Francisco Lopes, homem de fé e respeito.


Seu Amâncio, bem lembrado, é guardado em nosso peito


Comunidade quilombola


O homem do campo aqui também joga bola


Lugar de aprender e conviver

Aqui a criança aprende a crescer


Pai, mãe, tio e tia,você que não conhece,precisa conhecer


A escola do futuro todos nós queremos ter

Só aqui dona Laurita, aprendeu a ler e a escrever


Todo dia na escola valoriza o meu ser


O adulto ou a criança todos precisam aprender

Roça, terra ou fazenda,                                              Antônia(amarelo)

Farinha sabemos fazer

Rio ou riacho água boa deve ter  

Antonia se apaixonou, por Seu Amâncio suspirou
                                                                                                                    
Nunca vi homem bonito! Foi assim que ela gritou


Com ele teve muitos filhos

Isso o povo aprovou

Só nessa escola

Com seus filhos estudou

O samba de roda, nosso povo adotou

Lugar bonito, e religioso

O nosso beiju é muito gostoso!

Pra mim, e para você

Essa escola quer te conhecer

Se de longe ou de perto, sua visita quero ter!


Alguns dos Filhos de Seu Amâncio!


Estrutura organizacional
O quadro de funcionários que atende a unidade escolar é composto- por três coordenadores Istalma Costa Moreira, tendo como função coordenadora do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, graduada em pedagogia, André Roque Macedo, coordenador da EJA, licenciado em geografia e Ivonildes Sacramento dos Santos, graduada em pedagogia, Luciana Barbosa Chagas como gestora, pedagoga, licenciada em geografia, Leonildes Santos Luz e Neidiana Santos da Silva professoras com formação em magistério, Floricélia de Jesus Nascimento como professora da EjA, formação em magistério, Maria de Fátima e Maria Santana como auxiliares de serviços gerais, formação em ensino fundamental I.
                            
                             Luciana Barbosa,gestora




Ivonildes,cooordenadora da Educação Infantil

André Roque,coordenador da EJA

Ezenilto Carvalho,Secretário de Educação do Munícipio,em nossa festa junina 2010



PERFIL DOS ESTUDANTES
Por se tratar de comunidades quilombolas, todos os educandos e suas famílias são negros, filhos de agricultores, pequenos proprietários de terras, que vivem basicamente da agricultura de subsistência. Grande parte dos educandos ajuda os pais, avós e tios na roça, fazem farinha, as meninas ajudam nos afazeres domésticos, aprendendo desde cedo hábitos e culturas dos seus ancestrais.
    
Em sua maioria moram em casa de taipa, tabua e pouquíssimos em casa de bloco, sem contar com nenhum tipo de saneamento básico (água tratada, rede de esgoto...)

Muitos educandos e suas famílias são evangélicos e congregam na igreja Assembléia de Deus, na própria comunidade. Existe apenas uma família adepta da religião do candomblé.
Os educandos da EJA (Educação de jovens e Adultos) em sua maioria são pequenos produtores e proprietários rurais, que praticam a agricultura de subsistência, outros vendem produtos agrícolas e fazem farinha para sustentar suas famílias. A falta de emprego, a distância de suas casas até a escola, as chuvas constantes no município de Ituberá, dificultando a saída de casa até a escola bem como o cansaço do trabalho diário, torna-se o grande vilão de acesso e permanência desses educando á escola.
Uma das maiores dificuldades enfrentadas no processo ensino-aprendizagem tem sido a falta de preparo dos professores e até da própria unidade escolar em trabalhar com crianças especiais e com dificuldade de aprendizagem.




PERFIL DA COMUNIDADE DO ENTORNO

A comunidade do Brejo Grande, remanescentes de quilombos, reconhecida pela Fundação Cultural Palmares, Registro n 629, Fl. 139, em 31/05/2006; é conhecida como Campo do Amâncio, recebe este nome por ter o Srº Amâncio José dos Santos como dono e proprietário do Campo, onde hoje está situada a Escola Pastor Francisco Lopes.

Trata-se de uma comunidade quilombola, extremamente carente, ressaltando a necessidade de alguns aspectos básicos para atender não só a escola, mas a toda comunidade, como: água tratada, um posto médico, telefone para que possa atender as necessidades básicas dos moradores. As famílias que estão inseridas nesta comunidade a maioria tem um baixo nível de escolaridade e vivem basicamente da agricultura e atualmente da criação de peixe.
 

Mesmo com a precariedade das estradas de barro, as famílias, plantam e trazem os seus produtos para serem comercializados na zona urbana de Ituberá, preferencialmente, aos sábados, dia em que acontece a feira da cidade.



O samba de roda, que é uma das manifestações culturais da comunidade, torna-se para os católicos, lazer e festa. Já os evangélicos encontram na igreja, nos cultos e orações um meio para diversão.
Samba de roda mirim.
Igreja Assembléia de Deus,na comunidade


Nosso povo tem cultura!

 


Algumas mulheres da nossa comunidade encontram no artesanato, motivos de alegria, melhoria na auto-estima, e complemento para renda familiar.

Artesãs da comunidade local e vizinhas.
Aula de artesanato na Fazenda Lagoa Santa.